segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vergonha!!

O Professor Marcelo Rebelo de Sousa reagiu com indignação ao anúncio dos prémios de 100.000 euros que os jogadores da Selecção iriam receber se fossem apurados para o Europeu.

A Federação apressou-se a desmentir os jornais, disseram que não dependiam do Estado, que eram contribuintes líquidos, etc, etc, etc!!

Como se fossem! É preciso ter lata, sempre foram deficitários e só porque agora têm tido saldos positivos esqueceram as décadas em que foram alimentados pelo erário público e das verbas “públicas” com que anualmente são dotados!!

Mesmo que não sejam os tais 100.000 euros/por cabeça (que na minha perspectiva era exactamente isso que estava a ser preparado …), mesmo que a realidade seja um pouco mais ‘modesta’, como “as cabeças” são muitas e envolve uma data de gente, este apuramento é coisa para ficar por uns 2.500.000 euros. Ou seja, quando nos sentarmos na poltrona para ver o jogo na televisão teremos a deliciosa sensação que cada minuto daqueles dois jogos custarão a Portugal uns 13.888 euros.

Portugal que está a apertar o cinto de forma brutal (que o digam os pais das crianças que agora irão ser direccionadas para Madrid para fazerem o transplante hepático, os transplantados pulmonares que estão e vão regularmente á Corunha) não tem dinheiro para cuidar da saúde e do bem estar dos portugueses, mas tem dinheiro para pagar estes prémios patéticos, absurdos e escandalosos, a jogadores pasme-se, que já por natureza são uns privilegiados porque são considerados detentores de uma “profissão de desgaste rápido”!

Mas há que poupar e para uma criança ir a Madrid numa fase complexa em que os pais necessitam de estar juntos para se apoiarem mutuamente, em que lutam desesperadamente para salvar a vida do seu filho, o Estado implacavelmente corta-lhes os cêntimos e diz que apenas um tem direito a ir!! Na Corunha, aos que lá desesperam por um transplante pulmonar, cortaram-lhes tudo a 50%!

Mas que país este, que revolta, que indigno!

Foi uma vergonha a construção dos Estádios de Futebol para o Euro!! Por essas e por outras estamos como estamos, há dias alguém queria julgar criminalmente quem nos colocou nesta situação crítica, então julguem quem teve a ideia de construir os Estádios!

Cortaram os incentivos à transplantação para metade, não foi, então eu proponho que os jogadores da Selecção Nacional joguem por “amor à camisola”, pois já muitos disseram que o fariam!

Quem ganha os salários que eles ganham não precisam destes milhões, pois para eles serão migalhas.

Esta verba resolveria o problema de forma imediata de todas as crianças que aguardam transplante em Coimbra
Triste país este!

####
Já depois de escrever este texto, li outra reacção da Federação a argumentar que o Estado português não terá qualquer encargo, porque o dinheiro {112.000 euros/por jogador e não 100.000 como erradamente foi referido pelo MRS} sairá directamente dos prémios da UEFA e o Estado até beneficiará porque esses rendimentos serão tributados em sede de IRS!!.

Boa Mike! Fantástico Melga! (parafraseando o Herman...)

Os homens não perceberam nada!

É escandaloso o principio, é chocante a verba, é triste a argumentação e é vergonhoso se tiverem coragem de o fazer!

Se eu fosse Ministro das Finanças tomaria a seguinte decisão:
- acima de 75.000 euros de remuneração anual, cessariam os beneficios de profissão de desgaste rápido;
- todos os prémios pontuais e que tivessem como causa uma actividade desportiva, estariam sujeitos a uma taxa liberatória de 70%.

Quem representa o seu país, deveria fazê-lo pela honra e não se compreende a razão destes prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário