segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Reportagem de hoje da TVI

“Ao pensar sobre o assunto, a realidade Portuguesa é que somos dos melhores do mundo a fazer transplantes! Em termos de produtividade/dadores e (mais importante) também em termos de sobrevivência dos transplantados. Não há muitas áreas em que isto seja o caso! Por favor cuidemos dela. Obviamente que custa dinheiro!

Se é para concentrar os transplantes pediátricos, o único sitio è Coimbra.

O transplante pediátrico, sendo bem mais difícil do que entre adultos, logicamente os HUC são capazes de fazer os dois tipos melhor do que qualquer outro hospital.

Mas podemos ir mais longe. Qual o centro com mais experiência de dador vivo hepático? Os HUC!

Qual a região com maior número de dadores do mundo (> 47/m habitantes, graças ao desempenho dos seus cirurgiões)? O centro! Isto é muito mais do que no Norte ou no Sul do país!

Concentrar algumas especialidades de cirurgia faz todo o sentido. Por exemplo, o transplante de pâncreas ou reno-pancreático e a combinação rim/fígado poderia-se fazer só no Stº Antonio. Ou se for transplante por laparoscópio em que é necessária muita prática/experiencia e por consequência seria melhor se fosse concentrado num centro.”

Este texto foi tirado de um mail de um amigo que não posso revelar a identidade. Se dúvidas houvessem, a TVI de hoje tinha-nos esclarecido! Sou contra a concentração no caso das transplantações hepáticas, mas se querem um único centro, então façam-no em Coimbra, nos HUC, senão nem daqui a uns cinco anos temos os transplantes pediátricos a funcionar!

1 comentário:

  1. Olá Vitor,

    Deixo aqui uma super noticia sobre o acordo que foi feito com Espanha para o transplante de figado infantil.
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/2011/10/en-el-hospital-universitario-la-paz-de.html

    Um abraço,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar