domingo, 23 de setembro de 2012

Que belo país este que trata assim os seus idosos!


Duas idosas faleceram amarradas à cama, intoxicadas pelo fumo de um incêndio.

 
Logo à partida este caso horroroso, leva-nos a conjecturar ‘mil e uma’ blasfémias contra quem terá cometido semelhante crime hediondo! Amarrar duas idosas, mas como e porquê?!
O meu pai está a atravessar um processo de demência profunda, inicialmente pensávamos nós, provocado por Alzheimer, mas como os médicos (e foram muitos os que o viram!) nunca mais acertavam na medicação, uma vez atrevi-me a perguntar no Hospital, não será que o meu Pai tem “Corpos de Lewy?” Quem me deu a dica foi uma “técnica” que trabalha num “Centro de Dia” e que lida com muitos idosos e em boa-hora, pois a partir desse dia, finalmente se percebeu melhor qual seria a medicação adequada e respectivo doseamento. Esta doença dos Corpos de Lewy é muito semelhante ao Alzheimer, mas a reacção do doente à medicação é muito adversa e encontrar-se o equilíbrio torna-se muito mais difícil.

Sempre que o meu Pai foi internado, durante a noite era amarrado à cama e sedado!!! Questionava-me eu, mas que raio de solução esta?! Em casa nem o podemos amarrar, pois nunca  faríamos nada que atentasse contra a dignidade humana do meu Pai, nem poderemos sedá-lo, por razões óbvias, já que isto não é um recurso “normal” de quem esteja em casa!! Então isto não significa que este paciente necessitaria de um acompanhamento especializado e num hospital com quartos para doentes do foro psiquiátrico?
Esta seria a resposta de um sistema do nacional de saúde 'em condições'!

A minha Mãe nunca fez nada daquilo, isto é nunca amarrou o meu pai e já correu risco de vida, pois ele com a demência torna-se violento e por vezes tem reacções completamente  imprevisíveis! Por exemplo, tão depressa tem a mobilidade reduzida e para andar 10 metros demora uma eternidade, como já aconteceu uma vez, subir a uma escada e saltar para um telhado e desse telhado saltar para outro distanciado em cerca de metro e meio. No meio de um destes acessos, o meu pai pode muito bem acordar a meio da noite e apanhar a minha mãe a dormir e no meio de uma alucinação fazer uma loucura………
Mas como se resolve este problema? Que resposta tem o N/ sistema nacional de saúde para estes doentes, muitos deles que durante mais de 40 anos descontaram para a segurança social convencidos que o sistema um dia zelaria por eles!
Percebem agora porque é que este idoso matou a companheira e a seguir se suicidou?



Já houveram vários casos destes em Portugal, mas ninguém os quer ver!!!
Porque será que existem?

Porque será que aquelas duas velhinhas morreram intoxicadas?
Eu respondo, porque o sistema nacional de saúde não tem resposta para estas situações e os doentes são entregues a si próprios e ninguém, nem nenhum ministro se preocupa com isto!!

Das já muitas vezes que fomos parar ao Hospital, pois o meu pai já é conhecido quer da PSP de Ovar quer do 112, chegámos lá, meteram-no numa cadeira de rodas, ficou várias horas em observação e para nós sobrou mais uma noite ‘em claro’ em que nada se fez!!
Hoje foi mais um dia triste para a minha Mãe, telefonou-me às 7 da manhã porque o meu Pai começou o dia de forma agressiva e recusou-se a tomar a medicação. Toda a manhã foi um rodopio porque tentou várias vezes fugir de casa, mas como não tomou a medicação, a mobilidade começou a faltar-lhe e as alucinações eram muitas, mas do que dizia e do que se percebia, queria atirar-se para a linha de caminho de ferro que fica a cerca de 500 metros de distância. A minha Mãe esteve toda a tarde a chorar, porque não sabe o que fazer à vida! Provavelmente a minha Mãe sente-se como aquele idoso que matou a sua companheira de sempre e se suicidou!

A culpa é de quem?

Sem comentários:

Enviar um comentário