quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reacções ao Comunicado Hepaturix - 07/06/2011

O Sr. Prof. Dr. Fernando Regateiro contactou-nos e deu-nos a conhecer qual o ponto da situação. Também o Sr. Dr. Emanuel Furtado reagiu e a própria Dra. Isabel Gonçalves enviou-me um pequenino e-mail.

Nós Hepaturix, não queremos que o facto de manifestarmos as N/ legitimas preocupações publicamente, possa eventualmente perturbar o desenlace do processo, processo esse que deveria culminar na assinatura de um protocolo elaborado pelo Dr. Emanuel e a ser assinado por todas as partes envolvidas.

Por essa razão enviámos à Agência Lusa este novo comunicado:

C/ conhecimento: - Ministério da Saúde; Associados Hepaturix; ARS Centro; CA HUC; CA CHC; CA HP; ASST; Dr. Emanuel Furtado; Hepatologia HP
Transplantes Pediátricos

Ponto da Situação

Por força da N/ posição pública em que manifestávamos grande preocupação pelo aparente impasse em que se encontrava o programa de transplantação hepático pediátrico, foi-nos comunicado oficialmente em que ponto exacto se encontrava este processo. Sem referirmos nomes nem entidades e pelo que nos foi dado a conhecer, parece-nos que neste momento não devemos tomar mais nenhuma posição pública sobre o assunto, sob pena de podermos prejudicar o desfecho que aparentemente se aproxima.

Exortamos todos os envolvidos e respectivas instituições a que estão ligados, a chegarem a um entendimento, rápido, final e definitivo, que nos permita a nós os pais tirarmos este pesadelo de cima dos nossos ombros.

Coimbra é a sede natural do programa de transplantação hepático pediátrico e terá de continuar a sê-lo por muitos e bons anos, pois só em Coimbra existe a “escola” que o notabilizou e o N/ humilde país não pode perder algo tão precioso e que ombreia com o que de melhor se faz no mundo!

Em época de forte contenção de custos e recursos, chamamos a atenção para o facto que só a manutenção do programa activo e saudável em Coimbra permitirá ao país poupar verbas significativas num futuro próximo! Só com um verdadeiro programa de transplantação hepático pediátrico a funcionar plenamente e num único centro com recursos optimizados, se impedirá o recurso ao estrangeiro ou a qualquer outra alternativa nacional que até atingir o nível que se atingiu em Coimbra poderá custar algumas Vidas e seguramente, parte importante dos recursos nacionais.

Para além do problema humano e dos impedimentos naturais que se colocam em alguns casos específicos e que poderão impedir o transplante de uma criança no estrangeiro (como é o caso das hepatites fulminantes e das intoxicações), a Hepaturix defende com convicção tudo o que foi conquistado até hoje pelas equipas dos HUC e do HP de Coimbra, porque dessa forma defendemos direitos fundamentais das crianças portuguesas e protegemos o erário público!


Vítor Raimundo Martins

Presidente Assembleia Geral

Hepaturix - Associação Nacional das Crianças e Jovens Transplantados ou com Doenças Hepáticas

Instituição Particular de Solidariedade Social

Coimbra - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário