quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novo Comunicado Hepaturix (do dia 06/06/2011)

Como é do conhecimento público, em Portugal, qualquer pessoa, adulta ou jovem adulta que necessite de um transplante hepático, tem no sistema nacional de saúde uma resposta cabal e eficaz.
Se esse paciente for uma criança, a resposta existe (?!), mas não é a mesma e poderá tornar-se ineficaz!

Em Portugal, como todos sabemos, apenas existe um cirurgião que executa transplantes hepáticos pediátricos e este só faz transplantes em SOS.

“SOS”, leia-se, criança em Risco de Vida, ou melhor, em Estado Terminal, e que vai receber o novo órgão em Estado Agonizante!

O Sr. Dr. Emanuel Furtado que por força da sua saída dos HUC para o IPO de Coimbra apenas garante os transplantes em SOS, merece todo o nosso carinho e agradecimentos públicos por tudo o que tem feito pela transplantação hepática pediátrica.

Alertamos a população em geral, as instituições hospitalares, a tutela e quem administra a justiça, que estamos a viver um impasse tenebroso e assustador, provocado por uma OMISSÃO do Estado Português e que poderá vir a determinar a MORTE de uma ou mais crianças a curto/médio prazo.

Acreditamos na boa fé do Dr. Emanuel e na sua determinação para que o programa de transplantação exista e seja exequível, mas custa-nos perceber porque é que da parte das instituições ainda não foram tornados públicos os termos e em que moldes irá funcionar o programa de transplantação hepático pediátrico e mais importante ainda, porque é que o programa ainda não está a funcionar!

Relembramos que este impasse arrasta-se desde Dezembro de 2010 e que existe um compromisso desde o início de Março do corrente, compromisso esse tomado com o próprio Ministério da Saúde, no sentido do programa se reactivar e funcionar plenamente no CHUC!

Pelas crianças que aguardam transplante e pelas que virão a necessitar dele, chegou o momento de exigir que nos esclareçam qual é o ponto exacto da situação!

As crianças portuguesas não merecem que se esqueçam do programa de transplantação hepática pediátrica!

Os N/ filhos estão vivos e têm uma vida normal!

Muitas outras crianças poderão não ter a mesma sorte!


Vítor Raimundo Martins

Presidente Assembleia Geral

Hepaturix - Associação Nacional das Crianças e Jovens Transplantados ou com Doenças Hepáticas

Instituição Particular de Solidariedade Social

Coimbra - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário