quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coragem!

Para ler o livro é preciso estar com um determinado ‘estado de espírito’!
Desde que editei este livro tenho sido confrontado com realidades muito tristes! Muitas delas realmente demolidoras e que nos fazem estremecer!
Aproveito para aconselhar quem espera e desespera que o filho seja transplantado ou quem também esteja á espera de um transplante, para ler o livro com alguma prudência!
Citando o “Lutar até Viver”:
“A todos os que estão ou venham a estar numa situação equivalente, envio uma mensagem de muita esperança. O pensamento positivo é o nosso principal aliado e parafraseando o poeta “vale sempre a pena se a alma não é pequena”! Por tudo o que passámos digo que vale sempre a pena lutar por uma vida, como o refere o título deste pequeno livro, é “lutar até viver”! Lutar, lutar desenfreadamente, por vezes desesperadamente, mas lutar! Nunca, mas mesmo nunca poderemos desistir, porque só acreditando que podemos vencer, é que venceremos!” (…)
“Não há palavras que descrevam o que sentimos quando ri, brinca, salta, enfim, quando o vemos feliz no meio de nós!
O seu sorriso é especial e é verdade que algo de mágico lhe envolve a silhueta!
Quando o vemos no meio das brincadeiras com os outros miúdos, o mais fantástico é que o Vitinho é efectivamente uma criança que não se distingue das outras. Corre, joga futebol, grita, é traquina e ninguém consegue perceber pelo que passou.
Este é o grande mérito da transplantação hepática, é que efectivamente, é uma solução!
É a “ultima ratio”, mas é uma solução! Percebe-se que em doenças como a atrésia das vias biliares e em algumas doenças metabólicas só se avance para o transplante quando a situação se começa a revelar insustentável. Todos os pais de crianças nestas circunstâncias vivem este drama e mesmo sabendo que muitas vezes os seus filhos têm uma qualidade de vida sofrível, preferem manter esse cenário.
Por tudo isto é fundamental apostar cada vez mais na “Escola de Coimbra”, para que se atinjam taxas de sobrevida perto dos 100% e assim dar-se cada vez mais confiança aos pais de que o TRH é efectivamente a solução!
Existem guerras titânicas, guerras que nos envolvem, guerras que nos consomem e para as vencer, temos de acreditar! Acreditar na sorte, acreditar na nossa força, acreditar nos médicos, acreditar na fé que nos irá orientar, acreditar em suma!”

1 comentário:

  1. Olá Vitor,
    Já estou em Lisboa e finalmente sou eu que estou a ler o livro :-)
    Quero agradecer a dedicatória, fiquei muito sensibilizada.
    Estou a adorar a escrita e claro que para mim não é apenas uma história, cada linha que passo é uma recordação que me aparece do passado, tão diferente e tão semelhante ao mesmo tempo!
    Uma familia que passa por uma quase "sentença de morte" nunca mais volta a ser a mesma mas a mensagem de esperança está bem clara: Há uma nova vida, novos sorrisos, novas esperanças, cada minuto é mágico!
    Muito obrigada a ti e a toda a tua família.
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    PS: Aproveito para dizer que vou fazer um post no meu blog sobre o livro dedicado ao Vitinho.

    ResponderEliminar