domingo, 24 de janeiro de 2010

25 de Janeiro de 1964

Há 46 anos estávamos em plena "Beatlemania", depois do lançamento do primeiro single Love Me Do (05/Out./1962), com o início daquilo que veio a culminar com a superação da influência cultural francesa e que hoje, infelizmente, está completamente esquecida! Vivia-se o início de uma nova era que teve coisas muito bonitas, mas algumas delas muito trágicas, como por exemplo, o movimento Hippie que tinha uma essência muito sã, mas depressa descambou para a desgraça, especialmente na parte que dizia respeito às drogas duras.

Portugal vivia, como sempre, no obscurantismo, mas alguns iluminados mais curiosos e abertos aos movimentos culturais que vinham do exterior tinham acesso privilegiado a esse ‘admirável mundo novo’. Era natural, no quarto de dormir, verem-se as latas das bebidas carinhosamente empilhadas, um poster dos Rolling Stones, a marca Coca-cola colada por todo o lado, um qualquer poster da Playboy a desafiar os mais liberais dos pais, enfim, respirava-se o início de alguma liberdade, tímida é certo, mas iniciava-se algo de novo.

A minha Mãe estava nessa altura uma bocadito aflita, pois trazia no ventre um rapazote de 4,5 kg, e como o meu irmão Carlos Alberto tinha nascido de pés, os semblantes denotavam grande preocupação.

A gravidez era “de risco”, porque a minha Mãe tinha um problema renal grave e corria “risco de vida”. Disse-lhe o Dr. Mário Cunha na altura em que se descobriu a gravidez, “oh rapariga, talvez seja melhor fazeres um aborto, mas isto já está muito adiantado…!”.

Fazer um aborto nessa altura, não era fácil! Felizmente, os meus pais decidiram arriscar e o Dr. Mário não os pressionou muito!

O problema renal ‘estacionou’ com o parto, mas em 1970 as coisas começaram-se a complicar “a sério” e a minha Mãe, já em desespero, foi parar às mãos de uma brilhante equipa de médicos de JOHANNESBURG.

Hoje aqui estou eu a escrever isto e a minha Mãe está connosco a ajudar a Lígia a fazer dois belos “Patos com Laranja”!

Este foi o início da minha história, que também teve algo de milagroso. A Lígia fez anos no dia 02 de Janeiro e esperem até saber a história dela!!

Tenho de ir … estão-me a chamar para ir provar o pato, pois eu sou o “provador oficial” cá da casa.

Amanhã conto-vos a história dela!

Sem comentários:

Enviar um comentário