sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sensação de medo terrível ...

Hoje o Vitor Alexandre foi fazer uma biópsia ao fígado. Chegámos ao Hospital Pediátrico de Coimbra às 8:00 e saímos de lá uns minutos antes das 18:00.

Foi um dia penoso, muito cansativo!

A biópsia é obrigatória aos 10 anos de transplante, nós já o sabíamos, mas nunca estamos preparados para o que há-de vir... Começámos com as análises sanguíneas, depois tivemos de ir fazer diversas ecografias hepáticas e renais. Regressámos à zona dos "exames especiais", onde numa espécie de "bloco" esperavam-nos dois anestesistas e inevitavelmente as parecenças com o que tinha acontecido há 10 anos começou a embargar-nos a voz. Depois mais uma vez o sentimento de traição, deitar o Alex, brincar com a máscara, distraí-lo, ouvi-lo desconfiado a começar a protestar e enfim, o silêncio, os olhos fechados e um aperto insuportável no coração!!

Foi há 10 anos, mas agora reparo que parece que foi apenas ontem!! Não é justo uma criança ter de passar por isto, não é justo! Tanto eu como a Lígia saímos daquela sala com os olhos em lágrimas, não nos contivemos.

Ainda não sabemos os resultados da biópsia, mas pelo menos as ecografias estavam todas ok. Desde o início de Junho que o Alex tem andado um pouco "alterado", teve uma gastroenterite muito forte, depois uma virose, emagreceu, depois as análises sanguíneas começaram a aparecer com alterações, as da urina também, enfim, estamos receosos e até recebermos os resultados da biópsia vamos estar sujeitos a esta sensação de medo terrível.

Mais uma vez a ida ao Hospital Pediátrico mostrou-nos como as coisas são efémeras e de repente tudo se pode perder! Não por causa desta experiência do Alex mas por causa de outra situação que conhecemos, em que o precipício apareceu, quando menos se esperava e de forma brutal...

Tudo está bem, tudo parece normal e de repente um gesto mal pensado e ... pode ser o fim!

Mesmo não conhecendo as pessoas... ficamos abalados.

No caso do Alex, às 16:30 já estávamos a ficar alarmados com a falta de notícias!! Mas finalmente mandaram-nos subir e isso era um bom sinal, porque se alguma coisa não estivesse bem, seria a Dra. Isabel a ir ter connosco. Desligaram a maquineta da pressão arterial, o oxímetro, tiraram-lhe o soro e o simples facto de vermos o Alex com a roupa normal, tornou tudo mais airoso. As caras sorridentes das enfermeiras eram igualmente um bom sinal e quando chegámos lá em cima e vimos a Dra. Isabel 'despreocupada' e a Dra. Sandra bem disposta na brincadeira com o Alex, reparámos que tudo só pode estar bem!

Esperemos os resultados da biópsia serenamente!



Sem comentários:

Enviar um comentário