domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis


Ovar, disputa algumas das suas mais famosas iguarias com Aveiro, por exemplo, a tradicional “Caldeirada de Enguias”, as “enguias fritas ou de escabeche” e os famosos “Ovos Moles”. Mas existem outras iguarias mais “vareiras”, como por exemplo, o “Pão de Ló de Ovar”, a “Rosca de Ovos”, o nosso “Bolo Rei” e a vulgar "Caldeirada de Peixe”, embora as duas últimas existam um pouco por todo o país, com algumas diferenças de pormenor!

As festividades mais populares são essencialmente três, o “Carnaval de Ovar”, as “Procissões Quaresmais” e os “Reis”.

Em termos desportivos, o nosso futebol “foi-se” e como a Fénix, está a renascer das cinzas! Já fomos os melhores em Ciclismo, na altura em que o meu Pai estava na ADO e acompanhou ciclistas como o Fernando Mendes e o Joaquim Andrade, tivemos vários clubes de Ténis de Mesa e em diversas modalidades, incluindo Atletismo, “volta e meia” apareciam alguns valores que se destacavam no panorama nacional. Exemplo disso era também o meu Pai, que se destacou na Columbofilia tendo coleccionado títulos 'anos a fio'. O N/ desporto rei foi sem dúvida o Basquetebol e tivemos uma equipa maravilha liderada pelos Mario Elie e DJ que eram 'um sonho de ver jogar'. Nunca mais me esquecerei do jogo Ovarense – Jugoplastika, num ano em que estes últimos se sagraram campeões europeus. Nesse jogo pudemos admirar três jogadores que mais tarde vieram a deliciar os adeptos da NBA, pois todos tiveram carreiras de sucesso. O N/ Mario Elie (http://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Elie ) que foi campeão algumas vezes e os Jugoslavos Dino Radja e Toni Kukoc.

Hoje é dia de Reis e no N/ Concelho existem várias “Trupes de Reis”, sendo as mais antigas as da ADO, da JOC e do Orfeão de Ovar (ver por exemplo http://www.youtube.com/watch?v=cOZnbWf7uD4). Estas Trupes de Reis nada têm a ver com outras, as das "Janeiras" e se conhecem de outras localidades, algumas de forte cariz folclórico, pois no fundo "as N/ trupes de Reis" são essencialmente grupos de amigos em regra ligados a Associações Culturais e Recreativas e que anualmente fazem um determinado roteiro para cantar as músicas feitas de propósito para a ocasião, quase como se representassem o seu Clube!! Dessa forma percorrem a cidade durante alguns dias, dando-lhe uma animação peculiar e já esperada, enriquecendo as nossas cultura e tradição.

Antigamente era usual estas trupes de reis visitarem as casas das famílias mais abastadas e dessa forma conseguiam ser presenteados com uma ceia e alguns bons copos de vinho que deixavam todos eufóricos e no final de cada noitada, as coisas terminavam sempre muito alegres!

Quando as trupes se apresentam nos restaurantes da região (http://www.youtube.com/watch?v=p1jVmIEakes), normalmente espalham pelas mesas um prospecto com as letras das músicas para que o cliente também possa cantar ou acompanhar a leitura da letra.
A consagração final acabava na chamada “Noite de Reis” em que todas as trupes se juntavam no Cine-Teatro de Ovar (edifício actualmente devoluto) e essa noite era o culminar das festividades em que o “Cinema” esgotava só com as gentes de Ovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário