sexta-feira, 26 de julho de 2024

quarta-feira, 17 de julho de 2024

A Caminhada...

Bom dia!
Por vezes as coisas não correm bem, alguns desesperam, outros hesitam, muitos fraquejam, mas ... estamos vivos! Há guerras maiores que as do simples sucesso momentâneo!
Durante este trajecto ocorrem sempre contratempos, uns de saúde, outros financeiros, amores perdidos, falecimentos inesperados e por vezes não é fácil acreditar...
Os que lerem estas palavras, estão cá, para pensar, para tentar fazer diferente, para poderem fazer melhor, em suma, para viver!
Que nunca a caminhada se confunda com o destino, que nunca esse destino seja em vão! A aposta é mesmo essa, caminhar, viver o dia a dia, até percebermos que chegámos! Quando se der um passo atrás, que seja para afinar a direcção do destino, que nunca se veja no percalço, a parede! Continuemos sempre a caminhar...
“Somos a estrela que guia os nossos filhos, que protege e que está presente. A nossa vida tem este significado, temos o nosso papel e temos de o cumprir o melhor que sabemos. Enquanto eles precisarem de nós estaremos aqui para lutar, pois tudo na nossa vida resume-se a lutar e vencer. A forma de o fazer terá de deixar lastro, por isso, convém que seja uma luta agradável, serena e substancial.”
In, “Lutar Até Viver”,
No próximo dia 26/07/2024 o meu filho de 20 anos, fará 20 anos em que foi transplantado ao fígado de um dador anónimo. Nós celebraremos o facto do nosso filho ser um jovem saudável e continuar connosco.
Outro Pai, outra Mãe, nesse dia chorarão o dia em que o seu filho, o dador, os deixou...
Um pouco do vosso filho continua vivo, no nosso, acreditem!
Dedico este pequeno texto a todos os dadores anónimos.
Obrigado.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável" - Mahatma Gandhi

 


Foi há 20 anos sensivelmente nesta altura, que o verdadeiro pesadelo começou! Os médicos numa fase inicial pensavam que eram os aparelhos medidores que estavam avariados, porque nunca tinham visto tal, a coagulação era zero.

Esta frase de Gandhi que coloquei no início do meu livro evidencia a mais pura realidade do que veio a seguir. Éramos apenas um casal com um filho nos braços em que a medicina deixou de acreditar!

Nunca nos resignámos, contra tudo e contra todos, lutámos!

Há 20 anos, no início de Junho ainda não sabíamos que existiam a Dra. Isabel Gonçalves, o Dr. Emanuel Furtado, o Professor Alexandre Linhares Furtado...

Passaram 20 anos... foi há dias.

sábado, 16 de março de 2024

A propósito da Lei da Eutanásia - Troca de mensagens no LinkedIn

É suposto que ninguém aceite ou concorde ou instigue alguém a matar-se... Penalizar ou impedir ou negar o suicídio a alguém gravemente doente em estado de sofrimento atroz e sem qualquer viabilidade ou possibilidade de cura em tempo humanamente razoável pelas ciências médicas conhecidas não será uma heresia?...🤔😲🙏

Minha resposta:
Meu caro, a medicina tem resposta, aí é que está! Pode ser essa resposta questionável, mas existe resposta! O "tiro na nuca" como solução misericordiosa para o soldado estropiado que jaz em agonia no campo de batalha, pode ser um acto inevitável, digno e éticamente adequado, mas num país que deveria ter uma rede de cuidados paliativos funcional, tem de haver outra solução! Já morreram muitos bebés por falência hepática e o estado terminal de alguém que está com uma cirrose galopante é desesperada e em muitos países ficam preenchidos os pressupostos para que os pais requeiram a sua eutanásia! Quando se começou a fazer transplantes hepáticos com excertos de fígados de adulto que por vezes pesavam pouco mais de 100 gramas, a humanidade deu um passo fantástico e passou a haver uma solução, a "ultima ratio", que só era implementada quando tudo o resto tinha falhado e isto já acontece em Portugal há pouco mais de 20 anos, imagine, em pleno século XXI !! O meu filho tem 20 anos, está na universidade, felizmente é saudável e "renasceu" no dia 26/07/2004 quando num estado de saúde que não vou aqui descrever, foi entregue aos cuidados da Dra. Isabel Gonçalves e do Dr. Emanuel Furtado em Coimbra. Desistir nunca será a solução!

quarta-feira, 13 de março de 2024

Qual é a universidade mais espectacular do Universo?

Fez este ano 50 anos, por isso, é verdade, ainda é uma criança!

Eu conheci-a inicialmente quando andava na Católica e o edifício principal ficava em D. Pedro V, mas também havia aulas noutros locais, por exemplo, na parte de trás das Arcadas. O Campus de Braga, Gualtar não existia.

Existia o "Espelunca", as celebrações académicas eram muito diferentes das actuais e foi nessa altura que eu e a Lígia começámos a namorar, isto em 1984.

Tudo nas nossas vidas é uma soma de experiências e provavelmente se não existisse esta Universidade bela e confortável que proporciona tudo aos seus estudantes como se um hotel de cinco estrelas se tratasse, quem sabe se existiríamos nós como casal com os nossos filhos!  

A resposta à pergunta é UNIVERSIDADE DO MINHO



PS: A conclusão da minha Licenciatura em Direito iniciada na Católica em 1983, foi obtida muito tempo depois, já em período pós-Bolonha e também na Universidade do Minho.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Primeiro beijo

O sabor do amor no primeiro beijo permanecerá para sempre no meu coração.
Foi há dias, foi há 40 anos...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

VELHOS ...

 Jacques Brel "Les Vieux" (live officiel) | Archive INA (youtube.com)

Les vieux ne rêvent plusLeurs livres s'ensommeillent, leurs pianos sont fermésLe petit chat est mortLe muscat du dimanche ne les fait plus chanterLes vieux ne bougent plusLeurs gestes ont trop de rides leur monde est trop petit

Les vieux ne meurent pasIls s'endorment un jour et dorment trop longtemps 😢

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Hoje faz anos a mulher mais fantástica que conheci em toda a minha vida!

Ninguém nunca conseguirá perceber como sou um privilegiado pela colossal fortuna que ela me permitiu amealhar e essa fortuna tem nome, chama-se Inês, Patrícia e Vitor Alexandre. Nunca ninguém conseguirá fazer igual! A ti meu , que és a minha luz e a razão de ainda ser, parabéns.