sábado, 26 de março de 2022

Ucrânia - Não fui eu... deve ter sido Deus!

 19 марта 2022, 02:26:56, от "Luciane Neves Canha"

Caros professor, Esposa e Filha.

Envio em anexo a capa da última edição de um livro que o Vítor Martins escreveu…minha história com essa família de amigos começou em 2011 quando a Maria Eduarda nasceu….com 3 meses ela ficou muito doente e precisava de um transplante de fígado….urgente. Eu fiquei desesperada e comecei a buscar informações sobre crianças de 3 meses que sobreviveram a um transplante. Não encontrei nenhuma que tivesse sobrevivido. Foi então que um dia encontrei na internet o livro do Vitor. O filho deles, Alexandre, fez um transplante de fígado com 7 meses e sobreviveu….na mesma hora enviei e-mail para o Vítor, e contei meu sofrimento…em 5 minutos ele me respondeu…enviou fotos do filho (já com 7 anos) na praia, feliz e saudável. Foi aí que minha esperança voltou….Maria Eduarda acabou piorando muito rapidamente e com 5 meses teve de fazer o transplante. O livro que o Vítor enviou acabou se perdendo e não chegou…foi aí que começamos a trocar e-mails diários….cada dia que Maria Eduarda piorava o Vítor me enviava um capítulo para eu me inspirar na força da esposa dele, Lígia…Maria Eduarda fez o transplante e hoje está bem e vive como uma criança saudável. Nos tornamos amigos sem nunca termos nos encontrado pessoalmente. Em 2016 pude viajar a Portugal e nos encontramos, pude conhecer o Alexandre também …o abraço que eu e a Lígia demos foi o mais emocionante da minha vida. 

Professor, o que vocês estão passando é um sofrimento que não tem explicação, não faz sentido e a única maneira de superarmos uma coisa tão difícil assim é tendo a certeza que vamos sobreviver e dias melhores virão.

Acabei de assistir uma reportagem na televisão….muitos refugiados ucranianos estão vindo para o Brasil. Há muito mais pessoas boas do que más…há muito mais pessoas informadas do que ignorantes…e vamos superar. 

Força e contém comigo para o que eu puder fazer. (...)

Forte abraço! Vai passar e como diz o título do livro do Vitor: “Lutar até Viver”….em liberdade e segurança!

Mudei o nome da esposa apenas para Esposa e o da filha para Filha e eis a resposta do Professor a quem propositadamente omito o apelido:

De: Vladimir xxxxxxxxxxxxxxxxxxx 
Data: dom., 20 de mar. de 2022 às 15:26
Assunto: Re: Notícias e história de uma amizade
Para: Luciane Neves Canha

 Cara Luciane!

Sim, a história de seu conhecimento com Vitor é muito incomum e tocante. Que felicidade, que as crianças agora estão saudáveis!!! Concordo plenamente com o princípio da vida “Lutar até Viver”. Mas, se é difícil lutar contra as circunstâncias que acontecem, então nos devem pelo menos acreditar que tudo vai ficar bem. (...)

O Prof. Vladimir continua a viver em Kiev, fala português e o que me foi pedido pela Luciane é que tentássemos ajudar a filha, genro e neta a conseguir arrendar um apartamento quando chegassem (de carro), aqui a Portugal!

Foi difícil!! É mesmo complicado, como está o mercado do arrendamento em Portugal!! Os preços são completamente irracionais! Mas missão cumprida, a filha do Professor Vladimir encontrou o apartamento que queria, no sítio que queria, perto do mar e nem sei bem como consegui!! Obrigado Mário Gonçalves!! Foi Deus que o encontrou, não fui eu! 😊 

Sem comentários:

Enviar um comentário