quarta-feira, 2 de outubro de 2013

TSF Grande Reportagem - "nascer outra vez"

A TSF irá emitir na próxima 5ª feira dia 03/10 uma reportagem com crianças transplantadas de várias patologias, sendo uma delas o Vitor Alexandre. O programa será repetido noutros dias, ocorrendo a primeira repetição no Domingo às 12:10.

Trata-se de outra forma de ver a transplantação, uma forma positiva, porque normalmente os transplantes pediátricos só são notícia quando as coisas correm mal!! Neste caso, nós na Hepaturix estamos verdadeiramente agradecidos à Noémia Malva Novais por mostrar este mundo maravilhoso da vida que nasce no aproveitamento de um órgão que ... não foi enterrado!

No Brasil, no dia 27/09 celebrou-se "o dia do dador de órgãos e tecidos" e realmente fiquei impressionado com a dinâmica que as redes sociais têm nesta matéria. Uma das frases que retive foi esta da Isaura Nedochetko da Silva:

 
BOM DIA MEMBROS DO NOSSO GRUPO.
Enterrar orgãos saudáveis é como enterrar algo muito valioso.
Não enterre orgãos, transplante-os.
No cemitério eles não servem pra nada
Transplantados, salvam vidas


Esta reportagem da TSF, mostra-nos esta grande verdade, um órgão é demasiado precioso para ser desperdiçado, enterrando-o!! As vidas destas crianças, de muitas outras crianças, de jovens e de milhares de adultos dependem de não se deitar fora estes bens preciosos.

Concluo este 'post' citando novamente a Isaura que reproduz uma determinada publicidade - "não pense na doação de órgãos como oferecer uma parte de você pare que um desconhecido possa viver. Na realidade é um desconhecido que oferece seu corpo para que parte de você continue vivendo".
Acresce referir que esta publicidade no Brasil tem toda a lógica, pois lá ao contrário de cá, não existe a RENNDA, ou 'registo de não dador'. Cá em Portugal quem não quer ser dador é que tem de o declarar, no Brasil é ao contrário, embora nos casos dos "dadores-vivos" a lei brasileira seja mais liberal.

Para quem nos lê no Brasil e não conhece a TSF, trata-se de uma das principais rádios portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário