terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Homenagem ao Sr. António Luis Ferraz

Antes de me ligar à actividade seguradora, fui funcionário bancário no Crédit Lyonnais Portugal. O Sr. Luis Ferraz foi o responsável pela minha ida para a Preservatrice Fonciére Assurances (PFA), isto em 1990. 
Com o Sr. Ferraz num Jantar organizado pela Generali em 1993
O Sr. Ferraz era o responsável máximo dessa seguradora e por ter simpatizado comigo, fez  três coisas que me ajudaram significativamente:

A primeira foi, ainda que eu tivesse formação jurídica, pouco sabia de seguros e por isso fui  viver 3 meses para o Hotel Diplomático em Lisboa e estive permanentemente em formação intensiva na PFA. Um mês de formação teórica, um mês em que passei pelos diversos departamentos da seguradora e um mês no terreno em que pude perceber como os colegas comerciais agiam. Ia aos Domingos no final do dia, com ele no seu carro e regressava às Sextas-Feiras à tarde no comboio "Alfa";

A segunda foi ter-me acompanhado no terreno, isto já ligado ao escritório do Porto e ter apresentado os empresários mais influentes da região situada entre Porto e Ovar. Conheci as principais empresas, muitos empresários e os maiores agentes de seguros, aqueles que seriam responsáveis pelo cumprimento dos meus objectivos;

A terceira foi, 'dar-me' a melhor "carteira de clientes" da PFA Portugal. 

Não é normal o "nº 1" da Seguradora perder tempo com um "maçarico" e confiar-lhe tão árdua tarefa, pois logo no meu primeiro ano foi-me dado um dos maiores "objectivos" comerciais da seguradora! Não nos conhecíamos antes e até foi uma grande surpresa quando descobrimos que a Lígia era amiga do seu filho o Paulo Ferraz! Como se costuma dizer, entrei pela "porta grande" e tudo isto fez uma enorme diferença!

O Sr. António Luis Ferraz faleceu na passada quarta-feira, com 76 anos e ainda em plena actividade como Corretor de Seguros.

O Sr. Ferraz tinha um certo carinho pelo Vitor Alexandre porque precisamente na mesma altura em que o Alexandre foi transplantado, ele extraiu um pulmão numa operação extremamente delicada em que correu um enorme risco de vida. Ambos recuperaram de situações muito críticas e o Sr. Ferraz impressionava todos com o seu dinamismo que nunca esmoreceu. Quando o visitava no escritório, eu ficava verdadeiramente estarrecido com os projectos, as iniciativas e a forma como ele ia a todo o lado! Ele mostrava-me sempre com orgulho o que tinha feito, o que estava a fazer e o que pretendia fazer. Era ele que visitava os clientes, concretizava os negócios, etc, etc, etc...

Sr. Ferraz, um grande abraço onde quer que esteja pois nunca o esquecerei!

Sem comentários:

Enviar um comentário