domingo, 25 de novembro de 2012

Morreu Larry Hagman

Eu, como todos os que viram a série Dallas, um dos maiores êxitos de sempre da TV na minha adolescência, detestávamos este homem!!

Ele realmente conseguia irritar qualquer um e não me surpreenderia que, se viesse cá a Portugal nessa época, alguém se encarregasse de lhe dar um "merecido" sopapo!

Pois... esta era a prova que Larry Hagman era realmente um brilhante actor.

No inicio dos anos 90, sei que teve uma cirrose hepática por excesso de consumo de álcool e depois a cirrose evoluiu para um cancro no fígado, Lembro-me que o seu estado era desesperante, pois foi-lhe feito um transplante hepático e as coisas não correram bem. Os relatos das notícias das revistas eram de tal forma maus, pois davam-no em estado terminal, etc, etc, que sinceramente convenci-me que ele tinha morrido!

Há poucos anos, soube que afinal estava vivo e o seu aspecto nas fotos era francamente bom, fiquei estupefacto, pois como já referi, estava plenamente convencido que ele não tinha vencido o cancro.

Ontem o "JR" faleceu, agora sim infelizmente é verdade e faleceu com 81 anos de idade.

Poderão pensar, mas afinal ele viveu pouco, pois serão cerca de 20 anos após transplante!!

Não, enganam-se, ele teve uma sobrevida fantástica, pois lembro-me perfeitamente que a esperança de vida dele na altura da cirrose era baixa e após o cancro era nula. O transplante foi feito, mas a ideia era que ele viveria apenas alguns dias, mas afinal viveu... até aos 81!

É fantástico!

Conheço um caso de um transplante adulto, em que no primeiro transplante o fígado não arrancou, o segundo fígado também não, as veias não aguentavam e rebentavam, o cirurgião avisou o marido da paciente para se preparar para o pior, pois não conseguia concluir o transplante. As transfusões eram continuas e a situação era verdadeiramente desesperante! Ambos os primeiros fígados vinham de "bons" dadores e apareceu um terceiro dador, uma pessoa idosa e o cirurgião resolveu tentar outro transplante, mas a ideia era fechar o abdomen da paciente e deixar as coisas acontecerem... e para isso qualquer fígado servia, mesmo o de um idoso que normalmente não serviria para nada!

O transplante foi feito, ele conseguiu ligar as artérias, desta vez tudo correu melhor e o fígado arrancou!! Depois de uns 10 dias no bloco com o abdomen aberto e a depender de transfusões continuas, o fígado "velhinho" funcionou impecavelmente, a paciente recuperou e hoje faz uma vida normal!

Estes são dois bons exemplos que, mesmo quando tudo parece perdido, nunca podemos desistir, nunca!

Sem comentários:

Enviar um comentário