sexta-feira, 25 de junho de 2010

de Sua Excelência o Presidente da República, Sr. Professor Anibal Cavaco Silva


Há dias o Sr. Presidente teve um gesto que me encantou! Deslocou-se aos centros de transplantação e dessa forma deu visibilidade a uma parte da N/ medicina que nos deveria orgulhar a todos e que ombreia com o melhor que se faz no mundo.

Ora bem, esse foi o principal objectivo do “Lutar até Viver”, mas obviamente destacando o papel dos Hospitais de Coimbra, pois só aí se fazem transplantes hepáticos pediátricos.

O gesto do Sr. Presidente, a carta do Professor Alfredo Mota, a outra da ASTELLAS e muitas outras reacções que não divulguei, mostram-nos a todos que é necessário continuarmos a lutar por esta causa.

É que… as coisas não estão perfeitas e os rumores que nos chegam, teimam em assustar-nos quase diariamente!

A HEPATURIX é uma associação de pais de crianças transplantadas e em fase de pré-transplante e a esmagadora maioria dessas crianças são acompanhadas em Coimbra. Alguns dos pais desta associação fizeram-nos chegar “a sua preocupação” pelo cansaço que está espelhado na face dos médicos de Coimbra, porque as dificuldades do dia a dia são muitas! Ao que parece, também existem problemas com os medicamentos, nomeadamente, parece que falta Vitamina “E” há já alguns meses!! A Vitamina “E” é essencial para algumas das crianças que padecem de problemas hepáticos!

Hoje, já depois de tomar conhecimento destas dificuldades, recebi esta carta do gabinete de Sua Excelência o Sr. Professor Cavaco Silva.

O que originou este carta simpática do Sr. Presidente foi o facto de, por eu ter ficado sinceramente agradado com a iniciativa de Sua Excelência, ter enviado três livros para Belém! Também sugeri ao Sr. Presidente que oferecesse dois deles. Quis mostrar que nós os pais das crianças transplantadas percebemos muito bem as palavras que o Sr. Presidente proferiu.

O Sr. Presidente, em resposta, enviou-nos esta carta que todos podem visualizar e de que realço estas palavras “(…) o apreço, o interesse e a emoção que lhe suscitou esse vivíssimo testemunho de coesão familiar e de excelência clínica”.

A excelência clínica que aqui se refere é a do Dr. Emanuel Furtado, da Dra. Isabel Gonçalves, do Dr. Carlos Bento, etc, etc, etc, de todos aqueles que desde o tempo do Professor Linhares Furtado têm sustentado o programa de transplantação hepático pediátrico, programa esse que teima a ter de lutar contra uma imensidão de dificuldades e que nunca mais desaparecem!

Por tudo isto recordo aqui o que escrevi no livro:

“(...) digo e repito que qualquer buraco orçamental é bem-vindo se a sua razão for a nossa saúde! As nossas vidas não têm preço, logo temos de gastar para as salvar tudo o que temos e tudo o que não temos! Tudo é correcto se o dinheiro for bem gasto (...)”

1 comentário:

  1. É muito cruel ver que as condições que o Curry Cabral tem para os adultos e depois perceber que as nossas crianças ficam para trás... As crianças, que são quem mais deviam ter condições.

    Por isso acho importante as denúncias constantes que o Dr. Emanuel Furtado e a equipa do Pediátrico fazem da situação, para que no final, as crianças sejam finalmente beneficiadas com a qualidade que merecem.

    Espero que a Hepaturix continue a lutar pelas nossas crianças e pelos seus direitos.

    ResponderEliminar