sábado, 29 de junho de 2024

Ucrânia - Um crime sem fim à vista!

Todos nós estamos surpreendidos com a duração da guerra da Ucrânia e já tudo faz parte do nosso triste quotidiano! Para quem a iniciou e pensava que a mesma duraria uma semana, o facto do conflito perdurar até hoje, já deveria ter provocado alguma reacção popular! Mas, será que na "renascida" URSS de hoje, não há ninguém com coluna vertebral?! Não acordam?

Coloco aqui esta troca de mails de Março de 2022, porque já passaram mais de dois anos e tudo está muito pior! O drama dos que sairam e dos que ficaram!

Quanto ao Illia... O Illia quando passou férias na nossa casa em Ovar, tinha 12 anos, entretanto passaram 7, ou seja o Illia se for vivo, terá 19 anos. Sei que o seu Pai era militar e Illia era o mais velho dos seus filhos!
Nunca mais ouvi falar do Illia, mas se for vivo, estará certamente na frente, a defender o seu país!
Que Deus o proteja.

De: Vladimir Popov 
Data: terça-feira, 29 de março de 2022, 13:58
Para: Vitor (...)
Cc: 'Mario'; 'Luciane Canha' (...)
Assunto: Re[2]: Ucrania 
Caro Vítor!
Você é realmente uma pessoa incrível com um coração muito, muito gentil.
Olga tinha apenas 3 meses quando aconteceu o acidente de Chernobyl. Esposa com dois filhos foi forçada deixar Kiev com urgência. Eles moravam em uma pequena cidade perto de Kharkov. (Agora este lugar está muito destruído). 36 anos depois e Olga ja com sua filha precisam deixar Kiev novamente, mas desta vez sair muito mais longe.
Em 1986, fiquei em Kiev, continuei a trabalhar e, depois do trabalho, lavávamos as fachadas dos prédios e ruas, lavando a poeira radioativa. A cidade grande estava completamente sem crianças e jovens.
Agora praticamente não há crianças na cidade também. Uma cidade sem crianças é uma cidade sem futuro, e isso é triste.
Lutar Até Viver são palavras muito boas.
A partir da próxima segunda-feira, planejamos retomar os estudos na universidade. Será necessário mudar todo o processo educacional. Portanto, muito trabalho pela frente e isso é muito bom.
Vamos viver, trabalhar e torcer para que tudo fique bem.
 
Illia (pelo menos sobrenome dele), tentaremos procurar nas redes sociais ucranianas. Mas os militares russos agora estão estacionados em Ivankov e não há conexão com a cidade.
Obrigado por tudo.
Grande abraço, Vladimir

 
29 марта 2022, 00:17:02, от (Vitor...):
 

Caro Professor Popov, 
 
Respondo-lhe com conhecimento ao amigo Mário, que com efeito, é o grande merecedor dos seus elogios! 
Espero que as coisas melhorem por aí e vamos rezar por isso! Se tiver necessidade de sair da Ucrânia e por exemplo, quem sabe, queira vir dar aulas para a Universidade do Porto, a minha cidade Ovar fica pertinho, situa-se na costa atlântica, numa zona muito bonita e tranquila. 
Sabe, em dois anos seguidos, recebemos aqui na nossa casa o Illia, um menino de Ivankiv que em 2017 tinha 12 anos. 
O Illia passou connosco umas férias de sonho, adorou o Mar, adorou a Ria de Aveiro, adorou o Rio Douro e o Porto, adorou o Parque das Nações em Lisboa e o Oceanário, etc, etc, etc. 
Não soubemos mais nada do Illia! É uma tristeza ver a destruição, é um desespero ver o desespero das pessoas! 
Que Deus vos ajude, pois o que está a acontecer é demasiado cruel! 
Se precisar de nós disponha! 
Grande abraço, 
 
Vitor Martins
…………………………….

 
De: Vladimir Popov <ti....g@...net> 
Enviada: 28 de março de 2022 12:03
Para: Luciane Canha (...)
Assunto: Ucrania 
 
Caros Luciane, Vitor, Ligia, Sr Mario!
 
Agradecemos do fundo de nossos corações pelo grande cuidado e ajuda incrível, que você forneceu para nossos filhos e, consequentemente, para nós. Agora podemos ficar completamente calmos para eles. Você criou condições incríveis para eles viverem e trabalharem.
Há muito tempo não me lembro da minha Olga tão emocionada e cheia de admiração.
Desejamos a todos vocês e suas famílias muita saúde e boa sorte.
 
Grande abraço, Vladimir, Natalia.
 
P.S. Infelizmente, não sei o endereço do senhor Mario para ter possibilidade  agradecer dele por tudo pessoalmente.
 

De: Luciane Neves Canha 
Data: domingo, 20 de março de 2022, 20:49
Para: Ligia Martins GMail (...)
Assunto: Fwd: Notícias e história de uma amizade
 
Caros amigos Lígia  e Vitor,
 
Encaminho a resposta que recebi do professor Popov, pai da Olga, sobre um e-mail que enviei. Eu achei que seria positivo contar a história do nosso encontro e enviei a capa do livro Lutar até Viver. Acho que esse livro tem uma missão maior do que apenas contar uma história de vida…A história de vocês inspira muitas pessoas a não perderem a fé e a esperança. A filha Tatiana está com a família na suíça e em segurança. 
 
Obrigada por tudo. Grande abraço!

 
--------- Mensagem encaminhada ---------
De: Vladimir Popov 
Data: dom., 20 de mar. de 2022 às 15:26
Assunto: Re: Notícias e história de uma amizade
Para: Luciane Neves Canha 
Cara Luciane!
Sim, a história de seu conhecimento com Vitor é muito incomum e tocante. Que felicidade, que as crianças agora estão saudáveis!!! Concordo plenamente com o princípio da vida “Lutar até Viver”. Mas, se é difícil lutar contra as circunstâncias que acontecem, então nos devem pelo menos acreditar que tudo vai ficar bem. Que nos fazemos.
Olga está agora a caminho de Espanha, onde têm de trabalhar durante uma semana e depois partir para Portugal. Natalia e eu aprendemos muita informação sobre Portugal. Tudo é claro, tudo é familiar - este é um Brasil pequeno.
Tatiana com sua filha e a irmã de marido dela com sua filha estão agora em uma pequena vila no norte da Suíça. Este cantão tem uma língua própria bastante diferente do alemão. Ninguém fala inglês também. O principal tradutor é o filho da dona da casa (12 anos), que estuda inglês na escola.
Como em todas as pequenas vilas,  por lá a atividade termina muito cedo. Às 21h todos já estão dormindo. Mas Tatyana trabalha com diferentes países EUA até Índia com uma grande diferença horária. Portanto, muitas vezes ela tem realizar reuniões video tarde da noite.
De qualquer forma, eles têm segurança e tranquilidade.
 
Grande abraço, Vladimir, Natalia

 
19 марта 2022, 02:26:56, от "Luciane Neves Canha" < >: 
 
Caros professor, Natália e Olga.
 
Envio em anexo a capa da última edição de um livro que o Vítor Martins escreveu…minha história com essa família de amigos começou em 2011 quando a Maria Eduarda nasceu….com 3 meses ela ficou muito doente e precisava de um transplante de fígado….urgente. Eu fiquei desesperada e comecei a buscar informações sobre crianças de 3 meses que sobreviveram a um transplante. Não encontrei nenhuma que tivesse sobrevivido. Foi então que um dia encontrei na internet o livro do Vitor. O filho deles, Alexandre, fez um transplante de fígado com 7 meses e sobreviveu….na mesma hora enviei e-mail para o Vítor, e contei meu sofrimento…em 5 minutos ele me respondeu…enviou fotos do filho (já com 7 anos) na praia, feliz e saudável. Foi aí que minha esperança voltou….Maria Eduarda acabou piorando muito rapidamente e com 5 meses teve de fazer o transplante. O livro que o Vítor enviou acabou se perdendo e não chegou…foi aí que começamos a trocar e-mails diários….cada dia que Maria Eduarda piorava o Vítor me enviava um capítulo para eu me inspirar na força da esposa dele, Lígia…Maria Eduarda fez o transplante e hoje está bem e vive como uma criança saudável. Nos tornamos amigos sem nunca termos nos encontrado pessoalmente. Em 2016 pude viajar a Portugal e nos encontramos, pude conhecer o Alexandre também …o abraço que eu e a Lígia demos foi o mais emocionante da minha vida. 
Professor, o que vocês estão passando é um sofrimento que não tem explicação, não faz sentido e a única maneira de superarmos uma coisa tão difícil assim é tendo a certeza que vamos sobreviver e dias melhores virão.
 
Acabei de assistir uma reportagem na televisão….muitos refugiados ucranianos estão vindo para o Brasil. Há muito mais pessoas boas do que más…há muito mais pessoas informadas do que ignorantes…e vamos superar. 
Força e contém comigo para o que eu puder fazer. 
Como está sua filha mais velha professor? Acho que o nome dela é Tatiana. Desejo que estejam todos seguros. 
 
Forte abraço! Vai passar e como diz o título do livro do Vitor: “Lutar até Viver”….em liberdade e segurança!

quinta-feira, 6 de junho de 2024

"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável" - Mahatma Gandhi

 


Foi há 20 anos sensivelmente nesta altura, que o verdadeiro pesadelo começou! Os médicos numa fase inicial pensavam que eram os aparelhos medidores que estavam avariados, porque nunca tinham visto tal, a coagulação era zero.

Esta frase de Gandhi que coloquei no início do meu livro evidencia a mais pura realidade do que veio a seguir. Éramos apenas um casal com um filho nos braços em que a medicina deixou de acreditar!

Nunca nos resignámos, contra tudo e contra todos, lutámos!

Há 20 anos, no início de Junho ainda não sabíamos que existiam a Dra. Isabel Gonçalves, o Dr. Emanuel Furtado, o Professor Alexandre Linhares Furtado...

Passaram 20 anos... foi há dias.