quinta-feira, 28 de maio de 2026

Já sentiu isto em criança (ver vídeo em baixo)

 https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:7465662762719866880/

Em criança não, mas em adulto senti-o de outra forma, porque os amigos piraram-se! Alguns deles até gostam de fazer likes por aqui, no LinkedIn, ou no Facebook, em situações reais e em que se publicita a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio ...

segunda-feira, 25 de maio de 2026

sábado, 23 de maio de 2026

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Jim Morrison vs Paris (Père Lachaise)

As fotos da esquerda e da direita, são de 1982 (ou 1983!), porque em ambos os anos estive em Paris. A foto do meio mostra o que fizeram à sepultura para o filme do Oliver Stone, mas nunca percebi a "cosmética", porque o túmulo original era muito mais verdadeiro e interessante! O túmulo grafitado e com este busto, era o original, o mais famoso, feito pelo escultor croata Mladen Mikulin em 1981 e foi colocado para assinalar os 10 anos da morte de Jim Morrison. Este busto (e os outros que se seguiram) foi roubado e aparentemente foi recuperado em Montmartre no ano passado. Este é um dos lugares mais visitados de Paris, ao nível da Tour Eiffel e Museu do Louvre...


Esta foto de baixo, é de 1978

Esta outra é de 1971, poucos dias após a sua morte

quinta-feira, 21 de maio de 2026

Franz Kafka vs Assicurazioni Generali

Eu entrei na Generali em 1992 e Kafka em 1907, logo, como colegas, estamos separados por um hiato de tempo de 85 anos. As coisas nem sempre correram bem, é normal, a Generali é feita de pessoas e estas sim, têm qualidades e defeitos que fazem a diferença! Segundo pude ler, a experiência de Kafka nos Seguros, nem sempre foi feliz, mas o que a história nos relata hoje, é que ele trabalhou na Generali e isso, não deixa de ser relevante.
Este seu pensamento... como eu o compreendo!

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Sabia que...

Antes da II Guerra Mundial, a Assicurazioni Generali tinha imensas apólices de Seguros Vida na Europa Central e Oriental.

Após o Holocausto, milhares de segurados morreram ou desapareceram...

Décadas depois surgiram muitas disputas sobre beneficiários, documentação perdida, omissões, etc, etc. A Generali mostrou a sua grandeza quando em 1997 criou um centro específico de pesquisa de apólices históricas (Policy Information Center (PIC) situado na sede central da Generali em Trieste) e participou em programas internacionais de indemnização relacionados com vítimas do Holocausto.


sábado, 16 de maio de 2026

Falemos de futebol, sim de futebol sem complexos nem clubites!

Vou contar-vos uma história simpática para Portistas, Benfiquistas e Sportinguistas! Será impossível? Não, não é, como certamente concordarão! Quando era miúdo, o meu Pai que era Sportinguista, levou-me a ver o Eusébio jogar e o mesmo fez com o Yasalde. Éramos 3, eu, o meu irmão que era mais velho 4 anos e o meu Pai, eu saí Portista e o meu herói era o Pavão. Um dia, estava numa amena cavaqueira com uns amigos, entre eles o Jaime Cancella de Abreu e o Jaime deveria a estar a ficar confundido com os meus comentários e perguntou-me desconfiado, qual era o meu clube e eu disse-lhe, provavelmente serei o único em Portugal, mas considero-me Portista, mas com uma costela Benfiquista! Ele ficou curioso e expliquei-lhe, “sabes, o meu irmão Carlos era um Benfiquista fervoroso e nós os dois, como quaisquer irmãos, tínhamos uma grande rivalidade clubística, mas o meu irmão faleceu com 18 anos e com um ataque cardíaco e a partir desse dia, nunca mais consegui ver no Benfica um clube “inimigo”! Da mesma forma que eu o meu Pai e o meu irmão dividíamos as nossas simpatias pelos 3 grandes, as minhas filhas, a primeira, a Inês, saiu Benfiquista e a outra, a Patrícia, Portista! Depois do meu filho nascer e ter superado o transplante hepático com apenas 7 meses de idade, isto em 2004, nos primeiros anos de vida e porque tinha o sistema imunitário fragilizado, era importante que não convivesse com outras crianças e não podia frequentar “jardins-escola”, nem estabelecimentos de ensino similares e por isso contratámos a Ilda, uma amiga, para fazer de ama e assim foi durante uns 15 anos. A Ilda era uma Benfiquista fanática, trazia-lhe bandeirinhas, roupinhas, brinquedos, etc, enfim, tentava subornar o moço com as cores do Glorioso e eu, contrariamente, comecei a tentar convencê-lo a ser do Sporting, isto para tentar ter um filho de cada côr e até lhe comprei uma estatueta de um leão, muito bonita e que ainda lá está no quarto! O resultado foi este! Esta foto já tem uns anitos e foi a primeira vez que o Alex foi ao Dragão, depois foi lá várias vezes e sempre convidado pela Liberty! Tudo isto para dizer, que a clubite é um disparate e desculpe lá Dr. Eduardo Barroso, esta é a verdade, bem que lhe tinha dito que o moço iria ser Sportinguista, mas falhei! Parabéns ao Porto pelo título conquistado!                                                           




quinta-feira, 14 de maio de 2026

Esclarecimento - antigo programa Vida Nova em que participámos com a Fátima Lopes

A todos os que têm tentado visualizar este programa e são muitos, peço desculpa, mas o link foi desactivado pelo SAPO.
Já tinha pedido em tempos ao SAPO para o reactivar, mas sem sucesso!
Hoje mesmo contactei a SIC e a própria Fátima Lopes, para ver se nos conseguiam disponibilizar um link que funcione, pois visitam o meu blog, muitos pais de crianças transplantadas de todo o mundo e o programa seria extremamente útil e importante para quem vai atravessar por um processo de transplante hepático como o nosso.
Mal tenha novidades, informarei!

Uns minutos depois, recebi logo a resposta:
Um simples ataque informático, pulveriza todo o arquivo histórico de uma televisão! Como é possível?

terça-feira, 12 de maio de 2026

Per Aspera Ad Astra

Assicurazioni Generali vs Vitor Martins

Foi em 13/05/1992 que iniciei as minhas funções na Assicurazioni Generali. Nos registos dos Recursos Humanos há uma diferença de um ou dois dias, por erro deles, porque este dia ficou gravado na minha memória por coincidir com o 13 de Maio, aniversário do milagre de Fátima.


Perguntarão alguns, "se me arrependo"?
Não, claro que não, a Companhia não tem culpa da atitude de alguns!


A Generali é com efeito uma grande Instituição e a sua gigantesca obra será sempre perpetuada. 
Nós seremos simples mortais que apenas por lá passámos.

34 anos de ligação!
Nem sempre as coisas correram bem.
Mas ...

per aspera ad astra


"por caminhos agrestes até atingirmos as estrelas"